Product was successfully added to your shopping cart.
5
Product was successfully added to your comparison list.
Rubens Gerchman
Rubens Gerchman
Brasil - 1942 - 2008
Rubens Herschmann, conhecido como Rubens Gerchman, nasceu no Rio de Janeiro em 1942 e faleceu em São Paulo em 2008. Ele foi um renomado pintor, desenhista, gravador e escultor brasileiro.
Em 1957, Gerchman começou a frequentar o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, onde estudou desenho. Ele fez um curso de xilogravura com Adir Botelho e frequentou a Escola Nacional de Belas Artes (Enba) entre 1960 e 1961. Sua carreira artística ganhou destaque em 1967, quando foi premiado com uma viagem ao exterior no 16º Salão Nacional de Arte Moderna (SNAM), permitindo-lhe residir em Nova York entre 1968 e 1972.
Ao retornar ao Brasil, Gerchman enveredou pelo cinema, roteirizando, cenografando e dirigindo o filme "Triunfo Hermético" e os curtas "ValCarnal" e "Behind the Broken Glass". Entre 1975 e 1979, ele dirigiu a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), no Rio de Janeiro, e foi co-fundador e diretor da revista "Malasartes". Em 1978, ele recebeu uma bolsa da Fundação John Simon Guggenheim, o que lhe permitiu voltar aos Estados Unidos.
Em 1981, a convite da arquiteta Lina Bo Bardi, Gerchman realizou um painel de azulejos para o Sesc Fábrica Pompéia, em São Paulo. No ano seguinte, ele passou um ano em Berlim como artista residente, a convite do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) [Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico].
Em 1989, ele lançou o livro "Gerchman", com textos do crítico de arte Wilson Coutinho, e em 1993, publicou o álbum de litografias "Dupla Identidade", com texto do poeta Armando Freitas Filho. Além de sua produção artística, Gerchman foi um dedicado professor, ministrando cursos no Brasil e no exterior. Em 2000, ele lançou um álbum com 32 litografias, o primeiro volume da coleção "Cahier d'Artiste", da Lithos Edições de Arte.